quinta-feira, 31 de maio de 2012

Sobre o Livro


Pollyana  é um romance de Eleanor H. Porter, publicado em 1913 é considerado um clássico da literatura infanto-juvenil.
O livro fez tanto sucesso que a autora publicou em 1915 uma continuação, chamada Pollyana Grows Up (no BrasilPollyanna Moça). Mais onze Pollyanas se seguiram, muitas delas escritas por Elizabeth Borton ou Harriet Lummis Smith. A mais recente sequência de Pollyanna foi publicada no meio dos anos 90, escrita por Colleen L. Reece.
Em 1920 foi lançado o primeiro filme baseado no livro, com Mary Pickford e dirigido por Paul Powell, um clássico do cinema mudo.
Em 1960 foi lançado o filme Pollyanna, dirigido por David Swift e com Hayley Mills no papel-título e Jane Wyman no papel de tia Polly.
         
 
Ino
Título Traduzido: Pollyana, A Pequena Orfã (Pollyana) - Eleanor H Porter
Título Original: Pollyana
Ano de Lançamento: 1913
Gênero: Romance

10 comentários:

  1. Quem foi o ilustrador do levro Pollyana?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc postou esse comentário no dia do meu aniversário

      Excluir
  2. Ilustrador: VALE, DOROTEIA

    ResponderExcluir
  3. eu estou lendo este livro, pois comprei hoje e já estou na página 31, é muito legal e eu recomendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) Que bom que vc está gostando, continue assim :)

      Excluir
  4. Oi tem como vc colocar um rápido re sumo sobre o livro?!
    Obrigada,amei o site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pequena Pollyanna há muito era órfã de mãe e vivia apenas com o pai - que era um missionário muito pobre.
      Com a morte do pai, Pollyanna vai morar com a tia - uma senhora rica, porém muito amargurada.
      "- Estou imaginando o que Miss Polly fará com uma criança na casa.
      - E eu estou imaginando o que uma criança fará com Miss Polly na casa!"
      A menina foi feliz da vida morar no sótão da rica mansão - o único cômodo que não era adornado com tapeçarias e quadros bonitos. Afinal de contas, tia Polly estava apenas fazendo a sua parte quando aceitou ficar com a menina.
      Pollyanna, entretanto, não era uma criança comum. Com sua felicidade, irreverência, ingenuidade e com o "jogo do contente" ela muda não apenas a vida de sua tia, mas de toda a cidade!

      O que eu achei do livro:
      O que dizer de um livro como Pollyanna?
      Não há muito o que dizer... Ou melhor, há tudo o que dizer. Há mais do que se possa dizer em uma resenha... ou até mesmo em uma biblioteca inteira!
      Eleanor H. Porter escreveu um livro infantil, delicado. Com palavras simples, leitura rápida e gostosa. E o mais importante: uma das personagens mais cativantes de toda a literatura! Pollyanna não é apenas uma criança doce e alegre - ela é irritantemente contente! Acredite no que digo - você vai se apaixonar pela menina e também vai sentir um pouquinho de raiva dela em alguns momentos, afinal de contas, como assim alguém pode ficar tão contente e por coisas tão insignificantes? Mas tenha certeza: você vai se surpreender com essa garotinha e vai querer trazer um pouquinho do "jogo do contente" para a sua vida. Afinal de contas, se uma menina de onze anos conseguiu mudar toda uma cidade - e para muito melhor - apenas com esse jogo, por que você não conseguiria melhorar a sua própria vida?
      "Bem, o jogo era encontrar um motivo para ficar contente com todas as coisas, não importa o que fossem. E começamos ali mesmo... com as muletas.
      [...]
      Acabamos acostumando a procurar alguma coisa para se ficar contente. E na maioria das vezes existe alguma coisa para se ficar contente, se procurarmos o suficiente."
      Não entendeu direito do que se trata o jogo?! Oras... eu até poderia explicar, já que é um jogo muito simples! Mas vou deixar que Pollyanna o explique a você - afinal de contas, o jogo é dela!
      Se você ainda não conhece esse livro, já passou da hora de conhecer! Uma leitura super agradável e mais do que obrigatória para todas as idades e todos os gostos!

      PS: A primeira versão do livro foi publicada em 1913 e foi um grande sucesso! Pollyanna não encantou apenas essa blogueira que vos fala, mas toda uma geração. O livro foi adaptado para o cinema diversas vezes e foi traduzido para diversas línguas.
      Pollyanna chegou ao Brasil em 1934 com tradução do célebre Monteiro Lobato (confesso, estou doida para comprar uma edição com tradução de Monteiro Lobato para mim!).

      Excluir
    2. todo isso e verdadeiro ne

      Excluir